SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
Apple.jpg
O ar comprimido é um pré-requisito para a maioria dos produtos, serviços e ferramentas de que precisamos ao longo da vida. E tudo começa com pequenos potes de papinha.
A Gerber Products Company foi fundada em 1927 como uma das primeiras produtoras de alimentos enlatados para bebês. Desde então, tem alimentado gerações de jovens americanos. A empresa hoje é subsidiária da Nestlé, mas a Gerber continua sendo uma marca líder de alimentos para bebê no mercado norte-americano. Tem até o seu “próprio” bebê, presente em todas as embalagens dos produtos.
A planta de produção da Gerber em Fremont, Michigan, faz purês de cenoura, batata doce, maçã e outras frutas e vegetais. Como a comida é servida aos bebês, a qualidade e a segurança são as principais prioridades. Não deve haver nenhum risco de o produto entrar em contato acidental com óleo, que está frequentemente presente em ambientes industriais, e os produtores de alimentos, portanto, optam por compressores de ar isentos de óleo. O processo de produção da Gerber já dependia de compressores isentos de óleo da Atlas Copco, então, quando chegou a hora de elevar o desempenho energético, eles não precisaram ir muito longe para encontrar o que precisavam. Depois de consultar o especialista local da Atlas Copco, a escolha recaiu sobre um compressor ZR 90-160 VSD+, complementado por um secador MD.
“A razão pela qual esse compressor é tão atraente para nós é que precisamos de um ponto de orvalho e desempenho de pressão garantidos”, disse Geoff Martin da equipe de manutenção da Néstle Gerber. “E não podemos nos dar ao luxo de ter um tempo de paralização. Com o sistema de conectividade SMARTLINK, nossos compressores de ar são monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos especialistas em manutenção da Atlas Copco e por nós mesmos. Agora posso falar com um encarregado da manutenção sentado a 160 quilômetros de distância e pedir a ele que analise os mesmos dados de desempenho que vejo no local”, continua Geoff.
A fábrica costumava ter cinco compressores de ar atendendo toda a planta, mas ao mudar para um compressor muito mais eficiente, eles conseguiram cortar três dos compressores mais antigos e agora usam apenas duas máquinas, sendo o ZR 90 uma delas. Por ser equipado com a mais sofisticada tecnologia de acionamento de velocidade variável, traz economia de energia substancial, o que significa redução de custos e menor impacto ambiental.
“O ganho de eficiência energética que observamos é de cerca de 30-40%, pois fomos capazes de desligar secadores por adsorção e outras máquinas que funcionariam por horas a fio. Essa máquina faz tudo o que pedimos e muito mais", conclui Geoff.
Quote_Green.svg
Não podemos nos dar ao luxo de ter um tempo de paralização. Com o sistema de conectividade SMARTLINK, nossos compressores de ar são monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos especialistas em manutenção da Atlas Copco e por nós mesmos. Agora posso falar com um encarregado da manutenção sentado a 160 quilômetros de distância e pedir a ele que analise os mesmos dados de desempenho que vejo no local”
Geoff Martin Néstle Gerber Maintenance team
Transformando maçãs em
purê de maçã
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB