A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Sustainable technologies
Markets
Smart manufacturing
Our culture
Energy efficiency
result
Search
Visão perfeita
A produção totalmente autônoma não é mais uma ilusão. Graças a sensores óticos extremamente precisos, impulsionados pelo poder de computação embutido, as máquinas agora são capazes de produzir qualidade superior em velocidade recorde.
A produção industrial está se tornando cada vez mais rápida, flexível e autônoma. Isso coloca demandas muito altas na identificação confiável de itens e na inspeção de qualidade. Como essas tarefas devem ser realizadas em uma fração de segundo, tudo se resume a máquinas inteligentes. O olho humano simplesmente não é rápido ou focado o suficiente. Felizmente, robôs industriais equipados com visão computacional precisa e inteligente estão prontos para enfrentar o desafio.
Na fabricação industrial, os sistemas são frequentemente montados ou incorporados em robôs que trabalham na linha de produção real. Sua medição visual é extremamente rápida e precisa, mesmo em velocidades muito altas, e detecta e classifica instantaneamente arranhões, amassados, desvios de cor ou outros defeitos. Isso é particularmente importante quando a qualidade da superfície é fundamental, como na produção de chapas de metal, vidro, papel e componentes eletrônicos essenciais, como semicondutores.
Além da inspeção de material, sistemas de visão podem ser usados para garantir que as peças sejam selecionadas e colocadas corretamente e classificadas na ordem certa. Isso economiza tempo e melhora a eficiência geral da produção. O software do sistema também permite a autoaprendizagem e as máquinas podem aprender a reconhecer defeitos ou padrões comuns para um modelo de produto específico, por exemplo, para melhorar ainda mais o processo de produção.
Quando a qualidade é fundamental
A tecnologia de sistema de visão existe há décadas, desde que os robôs e outras máquinas foram equipados com câmeras. Hoje, os sistemas de visão de máquina são frequentemente usados em processos de montagem, veículos autônomos, produção de alimentos, embalagem de itens e logística - até mesmo para aprimorar os exames médicos.
Os sistemas, hoje em dia, são avançados digitalmente com lentes de alta resolução, sensores extremamente sensíveis e luzes de LED de comutação rápida. Com a ajuda da tecnologia 3D, eles podem perceber a profundidade e os diferentes ângulos de um item e detectar desvios até o nível de nanômetro. Quando equipados com a funcionalidade de radiação infravermelha, os sistemas são capazes de criar “mapas de calor” térmicos para digitalizar e identificar itens. As câmeras e sensores são complementados por soluções de software que capturam dados e os utilizam para tomar decisões e instruir o hardware.Os sistemas de visão de máquina são capazes de realizar medições e inspeções ultrarrápidas até o nível de nanômetro. Isso é extremamente útil em fluxos de produção onde a qualidade da superfície é fundamental, como inspeção de para-choques, vidro, papel e componentes eletrônicos.
A energia renovável é um campo em crescimento e queremos fazer parte dessa transição. Essa ambição impulsiona nossos esforços no desenvolvimento de tecnologias de ponta para a indústria solar e fotovoltaica.”
Tomas Lundin
President,
Machine Vision Solutions division
Os sistemas de sensores da ISRA permitem a "coleta de lixo" por robô inteligente, que é uma parte fundamental da fabricação automatizada. Visão robótica, iluminação especial e detecção 3D baseada em algoritmo da posição e orientação de um objeto permitem a remoção altamente flexível de componentes não classificados de grandes contêineres. Os sensores oferecem o mais alto grau de precisão, mesmo para componentes grandes.
Entrando em uma nova área
Em 2020, a Atlas Copco entrou na área sistema de visão para fortalecer sua experiência em montagem industrial e apoiar os clientes em sua jornada em direção à produtividade inteligente. Ao adquirir a ISRA VISION, com sede na Alemanha, líder global em soluções de sistema de visão, e a Perceptron, uma empresa dos EUA com quase 40 anos de experiência em medição 3D, uma nova divisão de tecnologia foi estabelecida, totalmente focada em sistema de visão. As duas marcas são complementadas pela QUISS, uma líder de tecnologia na inspeção de filete e parte do Grupo Atlas Copco desde 2018.
"O sistema de visão é um campo muito estimulante para a Atlas Copco, pois complementa nossas soluções de automação e robótica para fabricação. É também altamente inovador e combina tecnologia avançada de software e hardware, que é o nosso caminho”, disse Tomas Lundin, presidente da nova divisão de Soluções de Sistema de Visão. “Ao adquirir esse conhecimento, podemos agora fornecer tecnologias de montagem industrial e soluções de Sistemas de Visão para as mesmas aplicações, como fabricação de automóveis, e ajudar nossos clientes a estabelecer fluxos de produção suaves e inteligentes.”
De olho nas energias renováveis
Um segmento importante de clientes é a energia renovável e, em particular, a energia solar. Os painéis solares devem ter uma superfície impecável para captar a energia de forma eficiente.
Através da ISRA, a Atlas Copco desenvolve sistemas de inspeção óptica para controle de qualidade completo de painéis solares, desde a produção de vidro até células solares e módulos inteiros. As soluções altamente precisas ajudam os produtores a melhorar a eficiência, o desempenho e a produção - etapas importantes para tornar a tecnologia solar mais acessível.
Artigos sugeridos
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB