Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
The-rise-of-digital-twins_H-banner.jpg
The-rise-of-digital-twins_H-banner_mobile.jpg
A ascensão dos
gêmeos digitais
Ao produzir uma cópia digital exata de máquinas do mundo real, a Atlas Copco está melhorando o design e o desempenho de seus produtos para fornecer serviços proativos e reduzir o impacto ambiental.
Uma das novas tecnologias mais intrigantes decorrentes da digitalização e da Internet das Coisas é o chamado conceito Gêmeo Digital, que significa que você cria uma réplica virtual de um produto do mundo real.
“O objetivo de um gêmeo digital é servir como um equivalente digital de um produto físico para fornecer informações mais profundas e baseadas em evidências, como simulações, monitoramento ou necessidades de manutenção”, explica Gill Dhooghe, cuja equipe de P&D em Portable Air é uma das muitas partes do Grupo Atlas Copco que adotou o conceito gêmeo digital.
Mas um gêmeo digital não é apenas uma visualização de produto. É um conceito amplo, onde o gêmeo coleta todos os dados possíveis provenientes de um produto, incluindo dados de marketing, projeto, 3D, teste, produção e serviço.
“Todos os nossos produtos em todo o mundo enviam milhões de pontos de dados a cada segundo”, diz Gill. “Combinamos esses dados com nossos dados internos sobre marketing, projeto e assim por diante, e os estruturamos em modelos de dados. São esses modelos e o aspecto visual que juntos formam um gêmeo digital.”
Existem muitas aplicações potenciais para essa tecnologia, incluindo manutenção preditiva e prescritiva, melhoria de produtos e simulação de produtos antes mesmo do primeiro protótipo. Aqui estão alguns exemplos.
Desenvolvimento de produto:
A Atlas Copco lançou recentemente o B-Air, um compressor a bateria. O desafio no seu desenvolvimento foi que as baterias são muito caras e, para lidar com aplicações em plena carga para um turno de oito horas, seria necessária uma máquina enorme para inserir muitas baterias.
“Ao coletar dados de nossas máquinas já em campo, entendemos quantas horas por dia o cliente estava realmente usando nossos compressores e em quais circunstâncias. Com base nessas informações, poderíamos selecionar o tamanho e a tecnologia corretos da bateria para criar o produto certo para nossos clientes”, afirma Gill.
Sustentabilidade
A tecnologia gêmeo digital também foi utilizada para analisar uma gama de compressores diesel, examinando como as máquinas são utilizadas em condições de carga, descarga e sem carga.
“O objetivo de um compressor é fornecer ar, o que só acontece no modo de carga. Mas alguns clientes mantinham-no inativo constantemente, o que é dispendioso e insustentável. Ao analisar detalhadamente os dados do usuário, conseguimos convencer os clientes a ativar o modo ECO start-stop da máquina, como num carro. Isto significa que é consumida muito menos energia, o que se traduz em uma redução significativa de CO₂”, afirma Gill.
Eficiência de serviço
As informações dos gêmeos digitais também podem melhorar o serviço e a manutenção, principalmente para máquinas usadas em áreas de difícil acesso.
“Quando um cliente liga, podemos economizar tempo verificando o que aconteceu naquele produto por meio de nossa solução de conectividade e rastreando o histórico de uso da máquina para analisar a causa raiz”, afirma Gill.
Em um caso específico, os dados mostraram que o operador estava alterando a pressão durante a operação. O operador não sabia que, ao fazer isso, você também precisaria mudar manualmente sua máquina de compressão de estágio único para compressão de dois estágios, para evitar desligamentos.
“Pudemos então explicar isso rapidamente por telefone e fornecer uma solução imediata para o cliente, que ficou muito satisfeito. Também inserimos um ponto de dados adicional em nossos dados de conectividade para que, no futuro, possamos alertar proativamente caso vejamos isso acontecer. Também colocamos esses detalhes extras no treinamento dos clientes que usam essa máquina.”
Um novo ecossistema
Gill está entusiasmado com o que a tecnologia gêmeo digital pode fazer pelo P&D, pelas oportunidades de negócios e pelo conhecimento dos clientes.
“Torna-se realmente interessante quando o modelo digital nos permite fazer mais do que é possível no mundo real. Podemos comparar uma ampla gama de produtos irmãos operando em todo o mundo, algo que não podemos fazer com máquinas reais”, afirma Gill.
“Nossos clientes podem acessar partes predefinidas de nossos gêmeos digitais e obter conteúdo que pode ajudá-los a usar nossos produtos de maneira ainda mais inteligente e eficiente.”
“No futuro, os compressores interagindo com todas as outras máquinas, com as pessoas, os processos e as fábricas que os rodeiam, aumentarão a produtividade e a eficiência de todo o ecossistema. Os gémeos digitais desempenharão um papel fundamental na aceleração da transição para um futuro mais eficiente e sustentável.”
Quote_Blue.svg
O objetivo de um gêmeo digital é servir como um equivalente digital de um produto físico para fornecer informações mais profundas e baseadas em evidências, como simulações, monitoramento ou necessidades de manutenção .”
Gill-Dhooghe.png
Gill Dhooghe Vice President, R&D, Portable Air Division
Artigos sugeridos
Do sol ao solo
Os requisitos de emissões mais rigorosos e as ambições elevadas estão fazendo com que as indústrias de construção e de mineração mudem para equipamentos com emissões de carbono muito reduzidas ou mesmo nulas.
Arrow_forward.svg