SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
O poder do zero
A torre de iluminação Z3+ da Atlas Copco é uma inovação com emissão e ruído zero que anuncia uma nova geração de produtos alimentados por bateria. Aqui está a história de uma solução totalmente nova que estava realmente à frente de seu tempo.
Às vezes, as inovações resultam de uma necessidade direta do cliente, mas às vezes elas antecipam essa necessidade antes mesmo que o próprio cliente perceba.
A torre de iluminação Z3+ da Atlas Copco é um desses "grandes antecipadores". Quando o projeto começou em 2016, as torres de iluminação - comumente usadas em canteiros de obras e eventos ao ar livre - ainda eram predominantemente movidas a diesel. A equipe da fábrica da Atlas Copco em Zaragoza, Espanha, estava começando a desenvolver o produto em um momento em que tinha muito pouco conhecimento sobre o desempenho da bateria.
“Foi um desafio para nossos engenheiros”, afirma Rubén Trevejo, Gerente de Design e Desenvolvimento. “Tivemos que aprender sobre baterias. Por exemplo, tivemos que descobrir como a bateria funciona e seus ciclos de desempenho.”
“Com produtos verdadeiramente inovadores, você nem sempre está no momento perfeito”, acrescenta Félix Gómez, gerente de marketing de produto e uma das pessoas por trás da Z3+. “Às vezes o mercado não sabe o que quer. No final, você precisa fazer algumas suposições, até mesmo falhar e aprender com isso, à medida que continua o processo de desenvolvimento. Você também deve ser humilde e implementar todas as lições aprendidas com o feedback do cliente.”
“Sendo os primeiros a lançar um produto desse tipo em 2019, não tínhamos certeza se o mercado estava pronto para isso”, concorda Rubén. “Torres de iluminação movidas a bateria significam um investimento inicial maior, e é por isso que garantimos que a baixa manutenção e o bom desempenho sejam características importantes da máquina. No final, o produto é mais eficiente e menos caro para operar. Com o tempo, ele se paga.”
Ao contrário dos produtos de concorrentes que, desde então, aderiram ao movimento de soluções alimentadas por bateria, a torre de iluminação Atlas Copco Z3+ usa uma bateria de lítio. Isso dá a ela uma vida útil de cerca de 6.000 ciclos de vida, dez vezes o desempenho das baterias convencionais. Os outros principais benefícios são o desempenho de ruído e emissão zero, que antecipam padrões cada vez mais rígidos de emissão de carbono e poluição sonora, tornando-a ideal para aplicações urbanas.
“Alguns dos nossos maiores clientes nesse setor são locadoras, que alugam equipamentos para construtoras e empresas de eventos. Nossa tecnologia significa que eles podem tirar proveito de uma produção de zero ruído e zero emissões - é realmente o “poder do zero!” diz Félix.
“Inicialmente o mercado estava mais focado em eventos, mas agora os países europeus e da Oceania estão desenvolvendo regulamentações mais rígidas tanto para emissões quanto para limites de ruído. Isso terá um grande efeito nos mercados de torres de iluminação, geradores e compressores. As locadoras querem estar à frente e podemos ajudá-las, agregando esse tipo de produto à sua oferta”, afirma.
Como convém a um produto tão inovador, não foi uma jornada fácil. Mas Félix e Rubén estão animados pelo fato de terem trabalhado em uma solução que aborda questões de sustentabilidade e aspectos de saúde pública. Félix cita a descoberta da Organização Mundial de Saúde de que dois dos principais problemas enfrentados pelos moradores da cidade hoje são a qualidade do ar e os níveis de ruído, enquanto Rubén diz: “Tenho orgulho de trabalhar em algo que contribui para um futuro mais sustentável para nossas crianças”.
Torres de iluminação a bateria Z3+
Principais características: Garante três vezes mais densidade de energia do que os tipos de bateria de chumbo-ácido e gel, com uma vida útil de 6.000 ciclos. O conjunto de lâmpadas LED de alta luminosidade é suportado por um mastro de oito metros elevado hidraulicamente que pode suportar ventos de 80 km/h.
Superpotência: alimentada por baterias de íon-lítio, o que significa nenhuma emissão e nenhum ruído durante as operações.
Usada em: shows ao ar livre e eventos esportivos, canteiros de obras, até mesmo casamentos ao ar livre.
img_HiLight-Z3-new-application.jpg
E, em meio aos desafios, Félix foi pessoalmente inspirado por uma palestra estimulante do CEO da Atlas Copco, Mats Rahmström, quando visitou Zaragoza em 2018.
“Mostramos ao nosso CEO as torres de iluminação e lembro que ele me disse: “Às vezes você precisa tentar e falhar”. Eu realmente gostei desse comentário. Essa cultura de ousadia ajuda quando você está lançando um produto inovador, que talvez não se encaixe imediatamente no mercado.”
Ele acrescenta: “Esse produto é a base para uma nova geração de torres de iluminação. Agora estamos trabalhando com as lições que aprendemos para explorar torres de iluminação movidas a energia solar e híbrida, bem como desenvolver uma nova torre à bateria. Estou muito apaixonado e empolgado com isso.”
E Rubén diz: “Corremos um risco e o cliente aprendeu sobre o produto conosco. Gostamos de inventar coisas novas, o que torna a Atlas Copco uma ótima empresa para engenheiros. Estamos fazendo algo que vale a pena e abrindo novos caminhos.”
Conheça nossos inovadores:
Félix Gómez
Gerente da Divisão de Marketing de Produtos - Torres de iluminação e Geradores portáteis
O que te motiva? “Quando você é apaixonado pelo que está fazendo, isso cria uma motivação real para ir além, para vir com ideias sobre como desenvolver o produto e ficar de olho nas novas tecnologias e tendências em outros setores também. Esse é um trabalho interessante e muito diversificado. Estou trabalhando com P&D, fornecimento, produção, logística, marketing, companhias de vendas clientes finais e distribuidores. Tenho uma visão geral de todo o portfólio. Eu encontrei meu lugar depois de trabalhar em empregos de engenharia, serviços e vendas. É a combinação perfeita para mim.”
Rubén Trevejo
Gerente de Design e Desenvolvimento, Energia e Iluminação.
Qual foi o momento mais divertido no trabalho? “Estamos sempre pensando em novas ideias e inovações para tornar a área industrial mais eficiente. Queremos ser os primeiros na escolha, por isso precisamos ser inovadores, oferecendo ao cliente algo novo, algo que aumente sua eficiência, seus custos operacionais totais, algo diferente. Fazemos isso para melhorar o status do mercado com novas funções e novas soluções lucrativas.”
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB