Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
SHARE
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
Tight_for_takeoff.png
Em um ambiente de montagem inteligente, você precisa de ferramentas inteligentes. Com um controlador integrado, ergonomia avançada e bateria sustentável, as ferramentas de aperto Tensor IxB são tudo isso e muito mais.
A conectividade está tornando o mundo da fabricação digital, flexível e mais sustentável, mas para montadoras automotivas ou aeroespaciais, é uma faca de dois gumes. As demandas crescentes dos consumidores, as regulamentações de sustentabilidade mais rígidas e as atualizações técnicas constantes significam que os fabricantes de automóveis devem reconfigurar ou "reequilibrar" regularmente as peças de suas linhas de montagem. Uma única estação de montagem pode facilmente levar nove horas para ser reequilibrada. Quando você considera que os fabricantes podem ter centenas de estações, é muito tempo e dinheiro.
A indústria aeroespacial deve responder às suas próprias demandas técnicas, de consumo e regulatórias. Desvios de aperto, geralmente decorrentes da tendência de usar ferramentas básicas de embreagem movidas a ar ou bateria, podem ter implicações tanto na segurança quanto no controle de custos. Se erros de aperto forem perdidos, o custo de retrabalho pode ser de dezenas de milhares de euros. E o uso de ferramentas mais avançadas pode ser prejudicado por sua falta de ergonomia e conexão de fio estável em partes apertadas e de difícil alcance da aeronave.
Mas as ferramentas sem fio Tensor IxB da Atlas Copco estão prestes a virar o mercado de ferramentas de aperto de cabeça para baixo. “Há vários anos, vimos que era necessário aumentar a flexibilidade”, disse Jonas Mann, vice-presidente de P&D para ferramentas e sistemas de montagem. “É muito trabalhoso reequilibrar uma linha e mover uma caixa de controle de uma estação para outra. Você deve desparafusá-lo de um rack, movê-lo fisicamente e desenhar novos cabos para derrubar a rede e conectá-lo ao sistema. Basicamente, você tem que interromper a linha ou incorrer nas despesas de fazê-lo em um fim de semana. Mas com uma ferramenta Tensor IxB você pode fazer isso quase “em tempo real”.
“Tensor IxB é uma gama de ferramentas de aperto que se encaixa muito bem com o conceito de fábrica inteligente”, afirma Tim Mann, gerente de produto global da família Tensor IxB (que não tem relação com Jonas). “Tornamos as coisas muito mais flexíveis porque eliminamos o hardware da caixa do controlador e incorporamos a funcionalidade do controlador na própria ferramenta. Ao ter as ferramentas diretamente integradas ao seu sistema de produção, os fabricantes podem agora facilmente fazer alterações na linha de produção, coletar e relatar todos os dados necessários.”
PRÊMIO RED DOT
O Red Dot Award é uma competição internacional de design de produtos, que vai desde a tecnologia de robôs até veículos e utensílios domésticos. Todo ano, o prêmio avalia os melhores produtos criados em cerca de 50 categorias.
Conheça nossos inovadores:
Família Tensor IxB
Característica principal: Apertadores de bateria fáceis de usar, ergonômicos e leves, oferecendo desempenho potente e precisão.
Uso: Indústrias automotivas, aeroespaciais e em geral em todo o mundo. Especialmente adequado para áreas de produção estreitas, onde um resultado perfeito é crucial.
A nova ferramenta também não tem fio e é alimentada por bateria, mas ainda tem um nível de produtividade de ferramenta de cabo. É ideal para espaços apertados e o uso da bateria reduz ainda mais o consumo geral de energia. O processo de desenvolvimento de quatro anos e meio também melhorou a ergonomia da ferramenta, tornando-a muito mais fácil de usar para os operadores.
Mas é justo dizer que o potente controlador embutido e integrado é a estrela do show. Tanto que deslumbrou alguns clientes que viram protótipos. Também foi premiado com o prestigiado Red Dot Design Award de 2021.
Essas inovações profundas exigem tempo e esforço, mas Tim e Jonas dizem que todas as equipes envolvidas - em Estocolmo e nas companhias de vendas em todo o mundo - estão totalmente comprometidas com esse "voto de confiança".
“Este foi provavelmente o processo de desenvolvimento de produto mais complexo em que já entramos, tanto em termos de desafios técnicos quanto em sua escala real”, diz Jonas. “É um programa completo com ferramentas diferentes, um conceito de software completamente novo, novos modos de conectividade e uma nova plataforma de bateria.”
Para os clientes que ainda precisam de conexões com fio, a caixa do controlador continuará a existir nos próximos anos, mas a nova tecnologia é verdadeiramente inovadora.
“É uma transformação histórica”, diz Tim. “Em certo sentido, agora estamos adicionando uma opção para nossos clientes que é o equivalente a mudar de uma linha de telefone fixa para um telefone celular. É uma nova plataforma que só continuará crescendo no futuro.”
Artigos sugeridos
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB