Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
SHARE
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
Powered_Up_.png
Um passo importante em direção a um futuro neutro em carbono são as soluções de fornecimento de energia e ar que restringem ou até eliminam as emissões de CO2. Tornar-se elétrico é a escolha óbvia.
Imagine um canteiro de obras metropolitano livre de ruídos, gases prejudiciais, partículas e emissões de carbono. E imagine ser capaz de armazenar energia de uma forma com emissão zero e fornecer energia para aplicações fora da rede elétrica ou para complementar um pico de demanda. Com suas soluções elétricas, a Atlas Copco percorreu um longo caminho para concretizar essa visão.
Um excelente exemplo é a família de compressores elétricos E-Air VSD, projetada para ser usada nas mesmas aplicações de um compressor a diesel padrão, mas com emissões significativamente menores. Um membro proeminente é o compressor H250 VSD plug-and-play e robusto que resiste ao calor, poeira, umidade, vibrações e outras condições de trabalho pesado. Luc Linart e Gill Dhooghe fizeram parte do processo de desenvolvimento e conhecem essa máquina amarela muito bem.
“Esse compressor oferece às construtoras acesso a uma gama muito mais ampla de aplicações. Por ser elétrico, ele pode ser usado em zonas de baixa emissão e em locais internos”, afirma Luc Linart, Gerente de Produto da fábrica de Portable Air da Atlas Copco em Antuérpia, Bélgica. “Também oferece um desempenho maior em uma cabine menor. E é fácil de mover.”
“Além disso, é tão silencioso que na primeira vez que mostramos a um cliente, disseram: “O que? Você já ligou? Está funcionando?” Você pode ter uma conversa normal ao lado dele quando está ligado, ao contrário dos velhos compressores a diesel.”
Gill Dhooghe, vice-presidente de P&D na divisão Portable Air da Atlas Copco, explica por que este é um passo crucial na jornada da Atlas Copco rumo à sustentabilidade, um caminho no qual ele mesmo acredita ter feito um investimento pessoal.
“Tenho a sorte de estar em uma posição com mais possibilidades de contribuir do que alguns outros e é realmente minha obrigação fazer isso”, diz ele. "Esta nova família de produtos é um passo vital em direção à ambição da Atlas Copco por um futuro sustentável."
Afastando-se do diesel
É claro que o E-Air é uma adição valiosa ao portfolio da Atlas Copco. Os compressores de ar elétricos estacionários são usados ​​há muito tempo em hospitais e fábricas, mas os compressores de ar portáteis são tradicionalmente a diesel porque os locais de construção e mineração ao ar livre nem sempre têm acesso à rede elétrica ou às saídas de energia adequadas.
No entanto, um maior foco nas emissões de carbono, o aumento do custo do diesel devido às legislações de emissões cada vez mais rígidas, novos regulamentos sobre os níveis de ruído no local de trabalho e o aumento da eletrificação de minas e locais de construção significam que a energia a diesel está se tornando cada vez menos atraente.
“Essas tendências combinadas nos fizeram ver a possibilidade de nos afastarmos do mercado movido a diesel e investigar como nós, líderes de mercado em compressores portáteis, podemos liderar o caminho para emissões zero e apoiar nossos clientes na transição”, afirma Gill.
“E o custo total de operação é incrivelmente econômico”, acrescenta Luc. “Embora o custo inicial de compra seja mais ou menos o mesmo, o custo de operação de uma máquina elétrica é cerca de metade do preço de uso de uma máquina a diesel.”
Compressor portátil E Air H250 VSD
Característica principal: Fornecimento de ar portátil plug-and-play para condições adversas.
Capacidades excelentes: Resistente, silencioso, portátil e emite 46% menos CO2 em comparação com um compressor a diesel tradicional.
Usado: No subsolo, em locais de construção e outros locais onde operações limpas e silenciosas são necessárias.
Conheça nossos inovadores:
Luc Linart
Gerente de Produtos da Fábrica
Como você chegou até nós? Eu trabalhava para uma empresa de automação pneumática. Na maioria das vezes, o ar que estávamos usando vinha de uma máquina Atlas Copco. Eu disse a mim mesmo: “Esses caras estão por toda parte!” Candidatei-me a uma vaga e eu e a empresa nos identificamos imediatamente. Era isso que eu queria fazer.
Bárbara Gregorio
Gerente de marketing do produto
Gill Dhooghe
Vice-presidente de P&D, Portable Air
Rubén Trevejo
Gerente de Design e Desenvolvimento
O que te motiva? Ver uma grande organização caminhando na direção da tecnologia sustentável é extremamente gratificante. Temos muito sucesso globalmente e trabalhar com todas essas pessoas interessantes e apaixonadas, e criar produtos inovadores que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor é fantástico.
O que te motiva? A sustentabilidade é muito importante para mim e fiquei muito feliz pela Atlas Copco ter apostado nessa ideia, que parecia um pouco maluca no início. Era uma nova tecnologia, os clientes não sabiam sobre ela, mas foi o apoio de nossos gerentes que impulsionou essa ideia.
Por que você ingressou na Atlas Copco?
Comecei em 2019, após trabalhar por 17 anos em outra empresa multinacional. Foi uma decisão difícil mudar de empresa, mas uma das coisas que foram importantes para mim foram os valores, a missão e o compromisso da Atlas Copco em relação à sustentabilidade. Em cada departamento de engenharia, temos um KPI para melhorar nossas emissões e pegada de carbono em cada máquina.
Sistema de armazenamento de energia ZenergiZe
Característica principal: Armazena e fornece energia de forma sustentável.
Capacidades excelentes: Emissões zero de CO2, ruído zero e necessidade de manutenção praticamente zero.
Uso: Locais de construção, eventos ao ar livre (especialmente em locais sensíveis ao ruído), parques eólicos, de energia solar e aplicações de telecomunicações.
Outras vantagens importantes são a robustez do compressor para todas as condições climáticas, adequando-o para aplicações ao ar livre, como perfuração geotérmica, jateamento de areia e jateamento de concreto; seu acionamento de velocidade variável, que melhora a eficiência energética e seu software inteligente, que permite conectá-lo a qualquer saída de energia e ajustar-se automaticamente à rede e à tomada disponíveis.
As baterias fazem o trabalho
Outro marco elétrico é o sistema de armazenamento de energia ZenergiZe alimentado por bateria, fornecendo energia para eventos externos ou fora da rede elétrica, mastros de telecomunicações remotos ou locais de construção. Este novo sistema é mais silencioso, menor e muito mais limpo do que os sistemas tradicionais a diesel e o conjunto de baterias de íons de lítio pode fornecer mais de 12 horas de energia com uma única carga. O sistema também pode funcionar em conjunto com fontes renováveis, como painéis solares e moinhos de vento e armazenar a energia que fornecem para uso posterior.
A solução alimentada por bateria é o resultado da abordagem da Atlas Copco focada no cliente, "de fora para dentro" para P&D, onde as percepções do cliente são realimentadas no desenvolvimento do produto, e não o contrário. Rubén Trevejo e Bárbara Gregorio são dois membros importantes da equipe de desenvolvimento de engenheiros, profissionais de marketing e inovadores de tecnologia.
“Vimos as tendências do mercado em direção à energia limpa e à redução de CO2, especialmente na Europa, e queríamos atender a essa necessidade”, explica Bárbara Gregorio, Gerente de Marketing de Produto da divisão Power and Flow da Atlas Copco. “Nossos clientes, principalmente empresas de locação e seus clientes, estão começando a pensar em sistemas híbridos, especialmente em áreas metropolitanas onde há um número crescente de CO2 e restrições de ruído para o uso de máquinas.”
“Estou orgulhoso das emissões zero, mas também do excelente desempenho”, diz Rubén Trevejo, Gerente de Design e Desenvolvimento da fábrica da Atlas Copco em Zaragoza, Espanha. “Essa tecnologia era completamente nova para nós e isso a tornava um desafio maior, então trabalhamos no conceito um pouco mais de tempo comparado com outros projetos.”
“Sabíamos que precisávamos criar algo que pudesse ser melhor tanto para o meio ambiente quanto para a eficiência de custos”, acrescenta Bárbara. “Obviamente, os clientes também precisam cuidar de seu investimento em termos de custo total de operação. Então, queríamos combinar essas coisas e chegamos a uma economia fantástica em termos de consumo de combustível e redução de ruído.”
Vale a pena esperar
Desde o seu lançamento em 2020, as reações iniciais dos clientes ao ZenergiZe fizeram valer a pena o processo de desenvolvimento mais longo e desafiador. “Sabíamos que precisávamos de um portfólio de emissões zero, mas não sabíamos se o mercado estava pronto para abraçar isso”, diz Bárbara. “No entanto, um de nossos maiores clientes o está usando em aplicações de telecomunicações, com resultados fantásticos.”
Mas só porque o ZenergiZe está no mercado, o processo de desenvolvimento do produto não acabou, como Rubén explica. “Estamos aprendendo muito com os clientes, que vêm com todos os tipos de ideias para a aplicação da tecnologia. A tecnologia da bateria também continuará evoluindo, e isso é empolgante.”
“É só o começo”, acrescenta Bárbara. “Existe a promessa de um progresso real no futuro, e todos na equipe ficaram muito felizes em desenvolver algo tão novo e diferente. Acho que temos coragem de fazer isso.”
Com os olhos em um futuro sustentável
O compressor E-Air H250 VSD também levou muitos anos para ser fabricado, mas isso deu ao marketing e ao P&D tempo para inspirar um ao outro a novos patamares.
Para Gill Dhooghe, um dos aspectos mais interessantes são as possibilidades sustentáveis ​​que se abrem para o futuro. Ele menciona soluções híbridas, alimentação por bateria e até hidrogênio como estando no horizonte para compressores com tecnologia VSD.
“Temos certeza das etapas que queremos seguir”, diz ele, “e todas estão conectadas entre si para que possamos ter as melhores máquinas no final do processo. Nosso objetivo é ter um produto livre de emissões para cada aplicação que atendemos lá fora.”
“Estamos sempre pensando no futuro”, acrescenta Luc. “Queremos permanecer inovadores, fornecendo soluções sustentáveis e à frente da concorrência. Isso é quem somos.”
O sistema de armazenamento de energia ZenergiZe pode ser combinado com fontes renováveis ​​de energia para uso imediato ou posterior. Ele captura a energia e a armazena para entrega em um determinado momento. Seu sistema de controle inteligente gerencia a oferta e a demanda de energia para aumentar a eficiência das soluções de energia híbrida.
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB