SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
O começo de algo grande
A EBB26 da Atlas Copco é a primeira furadeira a bateria da empresa. Sua sustentabilidade, design ergonômico e captura de dados inteligente são apenas os primeiros passos em uma jornada de um produto revolucionário.
Os operadores de furadeiras nas indústrias aeroespacial e automotiva podem fazer centenas, senão milhares de furos por dia em materiais duros. Até recentemente, a maioria das furadeiras no mercado eram ferramentas pneumáticas alimentadas por ar comprimido, uma vez que havia uma suposição generalizada de que isso fornece a energia necessária.
Mas as unidades pneu
máticas, especialmente quando param por stall, podem causar lesões nos braços, mãos ou nervos. A mangueira no chão da fábrica pode causar riscos de tropeçar. E as emissões de CO2 causadas pelo ar comprimido significam que a furação com ferramentas pneumáticas pode ser insustentável em termos ambientais.
A resposta da Atlas Copco a este desafio da indústria é uma furadeira alimentada por bateria, a EBB26.
“Outras ferramentas padrão no mercado não se comparam, pois elas realmente não são feitas para a fabricação de aeronaves industriais como esta”, explica Lars Burkhardt, que é Gerente de Negócios Globais para Aeroespacial, e estabelecido em Hannover. “A ergonomia e a qualidade se destacam. Temos operadores nos dizendo que fizeram 100 furos em uma linha e é um processo completamente diferente para eles. Eles não estão tão fatigados como ficam com ferramentas pneumáticas. Você também pode ver que há uma qualidade superior da área de escareamento no processo.”
Seu colega de Estocolmo, Jonas Mann, Vice-presidente de P&D, Ferramentas e Sistemas de montagem, volta ao assunto.
“O simples fato de ser alimentada por bateria significa que a EBB26 aborda a questão da sustentabilidade ambiental. Sabemos, por meio da transformação de outras indústrias, que é muito fácil calcular os benefícios de um menor consumo de energia ao passar do pneumático para o elétrico. Mas sustentabilidade também significa cuidar das pessoas. Este produto fácil de operar pode resultar em um grande impacto, protegendo os operadores, tornando-os seguros e permitindo uma vida profissional melhor.”
Jonas e Lars trabalham com o projeto desde o seu início em 2017, com lançamentos em 2019 e 2020. Ambos admitem que o desenvolvimento da EBB26 teve seus desafios, inclusive devido à equipe de marketing, engenheiros mecânicos, engenheiros eletrônicos, designers industriais e designers UX basicamente tendo que começar do zero com um conceito totalmente novo. Houve muitas iterações de produto.
“Tudo começou com uma reunião com um cliente na Espanha, onde discutimos o impacto de se tornar elétrico”, diz Jonas. “Depois disso, fizemos o que sempre fazemos - um estudo muito completo para realmente entender as necessidades do cliente, incluindo aspectos de design, desempenho e qualidade.”
“Colaboramos muito de perto com nossos grandes clientes da aviação para entender profundamente seus desafios futuros e como será seu processo de montagem, e foi um processo contínuo”, acrescenta Lars. “Mesmo em um estágio avançado, fizemos grandes melhorias em termos de dissipação de calor por meio do suporte da equipe de P&D.”
Furadeira a bateria EBB26
Principais características: fácil de usar, ergonômica e leve, com desempenho potente e precisão. Projetado para áreas estreitas, onde entregar um resultado perfeito é crucial.
Capacidade excelente: sua tecnologia de bateria economiza 93% de CO2, em comparação com a tecnologia pneumática tradicional.
Usado em: indústrias aeroespaciais em todo o mundo.
Jonas explica essas mudanças: “Tínhamos entendido desde o início que sem o ar para resfriá-lo haveria problemas de aquecimento no dispositivo. Mas tivemos que experimentar de verdade com os clientes para entender os requisitos de produtividade e durabilidade em diferentes aplicações.”
Por mais desafiadora que a jornada tenha sido, o resultado é impressionante.
“Usamos nossos muitos anos de experiência com ferramentas de montagem para informar os materiais e o design da ferramenta”, diz Jonas. “Com a EBB26, você tem maior controle e pode definir a configuração de velocidade, para que possa substituir várias ferramentas pneumáticas por uma ferramenta alimentada por bateria. Isso é inovador. Na verdade, geramos algumas patentes a partir disso.”
“E o que fizemos segue os princípios de produção Lean de hoje”, acrescenta Lars. “Onde você tem menos ferramentas na linha, significa menos armazenamento e menos números de estoque para cuidar. Quanto mais ferramentas você tiver em suas estações de montagem, mais erros em potencial você terá, portanto, esse produto é um benefício real.”

O processo de desenvolvimento do produto não parou. A megatendência da Indústria 4.0 em direção a ferramentas inteligentes orientadas por dados está firmemente na mira da Atlas Copco.
“Nós sentimos que a EBB26 é um trampolim para a Indústria 4.0”, diz Lars. “De repente, temos uma furadeira elétrica movida a bateria que já pode armazenar alguns dados locais do usuário, com a possibilidade, no futuro, de coletar dados de relatórios. Isso torna este produto uma inovação realmente importante para nós.”
Conheça nossos inovadores:
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB