SHARE
Prev_Arrow_teal.svgNext_Arrow_teal.svgUp_Arrow_teal.svg
Industrial-Ideas_acgi_logo-unit.svg
A REVISTA DO GRUPO ATLAS COPCO
Share-teal.svg
Search-teal.svg
Menu-button-teal.svg
result
Search
Chip.jpg
Raspagem
para segurança
Quando um centro de educação sul-coreano para produção de semicondutores experimentou duas explosões severas ligadas ao nitrogênio, eles decidiram substituir suas máquinas atuais por soluções de fornecimento de nitrogênio no local da Atlas Copco.
Os semicondutores constituem o coração da eletrônica moderna, e a Coréia do Sul está no coração dessa indústria. Os produtores de semicondutores líderes mundiais localizados aqui estão constantemente buscando funcionários altamente qualificados e, para atender a essa necessidade, a Universidade Coreana de Tecnologia e Educação (Korea Tech) estabeleceu um centro educacional de alto nível na cidade de Cheonan.
A cada ano, cerca de 10.000 alunos passam por este Centro de Educação de Tecnologia de Equipamentos de Semicondutores, à medida que são treinados na produção de semicondutores e células solares. A maioria são alunos de graduação, mas o centro também recebe estagiários externos, pesquisadores, professores e pessoas que trabalham em empresas de fabricação de semicondutores. O centro de educação é classificado como o número um na Coréia, em termos de know-how e instalações.
Como os treinamentos acontecem durante todo o ano, o centro deve ter acesso a ar comprimido e nitrogênio 24 horas por dia, 7 dias por semana. O nitrogênio desempenha um papel central na fabricação de semicondutores. É um gás muito perigoso que pode levar à asfixia. Além disso, é altamente explosivo e deve ser manuseado com muito cuidado.
“Muitas escolas e institutos de pesquisa menores usam nitrogênio líquido por razões de custo, mas o nitrogênio liquefeito é arriscado de manusear. Preferimos ter nosso próprio gerador de nitrogênio no local e acreditamos que também é mais econômico”, disse Cheolho Im, gerente da equipe de suporte técnico.
“Experimentamos duas explosões severas em nosso laboratório. Felizmente, não houve vítimas, mas peças significativas da máquina tiveram que ser substituídas. Desnecessário dizer que segurança e confiabilidade são nossas principais prioridades, então decidimos procurar um novo fornecedor. Enquanto pesquisava, descobri que a Atlas Copco não só fornece compressores de ar, mas também geradores de nitrogênio. Como já tínhamos uma experiência muito positiva com seus compressores de ar, sentimos que a confiabilidade estava garantida”, afirma Cheolho Im.
Em dezembro de 2019, o centro instalou um gerador de nitrogênio da Atlas Copco e um compressor de suprimento de nitrogênio. Em conjunto com os compressores de ar isentos de óleo da Atlas Copco já em uso, a solução agora fornece nitrogênio e ar comprimido para as salas de produção de semicondutores ultralimpas.
“Com a nova configuração da máquina, mesmo pequenas quantidades de ar comprimido mostram pureza quase perfeita”, disse o pesquisador-chefe Seokil Yoon. “É essencial que o óleo e a poeira sejam filtrados adequadamente. Qualquer contaminação pode fazer explodir o gerador de nitrogênio e a tubulação conectada. E se as linhas que levam à produção de semicondutores estiverem contaminadas, todos os equipamentos devem ser substituídos, o que é caro e demorado. Com nossa nova solução, isso não é mais um problema.”
Siga-nos no:
Fale conosco | Faça o download da edição 2021/2022 | ©Atlas Copco AB